A minha aluna Marie

22 Agosto
Ontem fui almocar com a minha aluna Marie, que vive em Candolim.
Umas das pessoas mais fantásticas que já conheci até hoje. Trabalhou para a ONU, esteve em muitos países em Africa e a trabahar na sede na Suíça. Criou novos projectos e métodos para ajudar os refugiados, principalmente as mulheres e crianças e trabalhava directamente com eles no campo. Uniu inúmeras ONGs para trabalhar em conjunto, para cooperarem, em vez de competirem, como me disse que acontece na maioria das vezes.
Uma história de vida digna de um livro. Tantas histórias que tem para contar, situações que viveu e acontecimentos a que assistiu. Salvou a vida de muitas crianças.
Fiquei absorvida com tudo o que me ía contando, deliciada e fascinada com a sua força, coragem e de uma bondade que quase que dá vontade de chorar de emoção, mesmo!
Como esteve no Ruanda uns anos, perguntei-lhe em relação ao filme “Hotel Ruanda” e como me disse que ainda não tinha visto, já combinei ir passar uma tarde a casa dela, para vermos o filme juntas (afinal os filmes que trouxe ainda vão servir para alguma coisa) e dar uns mergulhos na piscina! Hihi, que saudades de nadar.

Tem uma casa linda, num condominio com piscina, toda decorada com pecas de Africa e da India, com um gosto muito pessoal e nota-se que feito com um grande carinho. Muito confortavel, o que nao e tao comum assim nas casas goesas.
Agora já não trabalha, e por isso decidiu vir para Goa viver uma vida mais calma, depois de ter passado a vida toda de um lado para o outro. Por isso é que decidiu estudar português, só pelo prazer de aprender uma nova língua e trabalha também com os presos da prisão de Goa, como psicóloga que é, e pondo em practica toda a sua experiência com os refugiados, conversam sobre os seus sentimentos, da-lhes força para continuar e proporciona momentos de conversa e discussao. Deve mudar bastante a vida dos reclusos que, como me disse, vivem uma vida solitaria e triste (como em qualquer prisao, calculo eu).
Disse-lhe:
Marie, quando crescer quero ser como tu!
Ela fartou-se de rir!

E uma pessoa extraordinaria, muito simples e com optima energia. Que sorte que tenho, em poder conhecer pessoas como ela!

1 comentário:

Anónimo disse...

oh miga linda, as saudades já são mais que muitas! mas estou a adorar ler este teu blogge, é algo que faço todas as manhãs quando ligo o meu pc. não imagino mais ninguem a não ser tu, a ter essa experiencia! e estou muito contente e orgulhosa por estares a gostar e a dar-te tão bem!!
um beijão do tamanho do mundo amiga ama muito

Andreia - Bola