AS MINHAS AULAS!!

26 Agosto

Afinal...o objectivo principal da minha estadia sao as minhas aulas, nao tenho escrito muito sobre isso...mas realmente e o que ocupa a maior parte do meu tempo e me mantem mais ocupada!
Os meus alunos continuam a ser fantasticos, e raro o dia que saio de uma aula sem um presente...entre bolos feitos por eles, doces, pao com chourico (para matar saudades, dizem eles) livros, cds e colares, ha sempre qualquer coisa que se lembram de me oferecer.

Agora que ja so faltam 2 semanas e meia, e olho para as aulas que ja dei, e mais facil fazer uma retrospectiva e descrever o que tenho feito. Com todo o conhecimento que tinha do meu curso na ESE e estagios, e com a experiencia fantasticas de educacao nao-formal do CISV, comecei o curso pedindo a todos que escrevessem quais eram as suas expectativas, o que queriam aprender e quais os seus receios que os pudessem impedir de aprender. A partir disso, estruturei as aulas de maneira a cobrir todas as areas que fossem necessarias.

Entao, fui tentando varias estrategias, sempre muito diferentes, porque nao percebia bem se eles gostavam, se estavam a aprender, se correspondia as expectativas deles....e o feedback nao era muito explicito... houve dias que fiquei triste ate porque parecia que nao estavam a gostar muito, e dava voltas e voltas a cabeca, a imaginar novas actividades.

Levei imagens e filmes de Portugal, fiz proverbios portugueses, levei cartazes, mapas, mapasdo metro, catalogos, notas de euros, menus de restaurantes, inventei dialogos, inventei jogos, e cantamos montes de musicas - A Casa Portuguesa, o Hino Nacional , O Postal dos Correios (Rio Grande), as Dunas....- e ate ja dancamos o malhao e o Regadinho!! Muito comico!

Acabo por conversar muito com eles e rimo-nos as gargalhadas com as diferenças e hitórias de ambos os países. Por exemplo o Hino Indiano, é sobre os diferentes estados, diversidade cultural e pedir a benção dos Deuses. O nosso hino é “Às armas às armas”... nunca tinha pensado nisto. Eles estranharam bastante.

Sinto muitissimo orgulho no nosso pais, tenho pesquisado bastante, todos os dias, faco pesquisas sobre coisas diferentes: origens do fado, da bandeira, lendas, historia de Portugal (Rui e Sara, iam ficar orgulhosos com as coisas que ja aprendi!! hehe), tradicoes, cozinha, geografia... muitas muitas coisas, que ja aprendi sobre a cultura Portuguesa!! Conversamos muito nas aulas e aprendo muitas coisas tambem sobre Goa e a India.

Acabo por dar sempre as aulas mais compridas e eles e que me pedem para acabar. É um bocado chato, para eles... lol, mas ao mesmo tempo acho que é bom sinal, porque significa que estou absorvida no trabalho e no que estou a dizer. =) E estou-me tambem a divertir ao mesmo tempo, ADORO!! Esta a ser uma experiencia fabulosa, especialmente pelo facto de estar a estudar para ser professora, e estar por minha conta a estruturar um curso inteiro e a aprender pelos meus proprios erros. Mesmo assim, preferia ter ca alguem com quem pudesse partilhar a informacao, discutir e avaliar. Nao ha mesmo ninguem ca para falar sobre as aulas, ninguem da Indo-Portuguese sabe nada do que eu faco nas aulas, estou totalmente "on my own".
Mesmo assim, a meio do curso, fiz uma avaliacao, para saber a opiniao dos alunos sobre as aulas. Saber o que poderia melhorar, o que eles queriam que eu mudasse, o que gostavam mais, e menos...etc (mais uma vez, coisas a CISV!!!)

Por estas coisas todas, tenho andado entusiasmada, mesmo que as vezes as aulas nao corram tao bem, estou me a esforcar ao maximo e a fazer o melhor que sei, por isso fico feliz. E acho que alguma coisa estao a aprender pelo menos... (espero que sim =))

Tenho de decidir ainda se faco avaliacao ou nao... mais uma vez depende so de mim. Talvez faca uma entrevista oral no ultimo dia, a pares, so para ter uma pequena ideia do que interiorizaram das aulas...=)

Agora, estamos a preparar umas surpresas para a festa final do curso. Dia 19 de Setembro vai ser a minha ultima noite ca, e e tambem o dia da entrega de diplomas. Vamos cantar umas musicas com uma letra escrita pelos alunos e por mim e dancar o regadinho! Nao sou eu que estou a impingir folclore, mas os Goeses gostam de dancar musicas tradicionais portuguesas, e sabem tambem muitas, porque e costume dancarem ca!
Estou desejosa que chegue a festa, vai ser giro estar com todos os alunos ao mesmo tempo. Mas vou estar triste ao mesmo tempo, porque vai ser a minha festa de despedida de Goa!

Os alunos sao um grupo muito heterogeneo...tenho alunos dos 14 aos 70! Todos com profissoes diferentes, e razoes para estar a aprender portugues diferentes. Uns falam fluentemente e outros nem sabiam uma palavra (o que torna as aulas as vezes mais dificeis de gerir). E aqueles que ja falam Portugues desde sempre, utilizam expressoes que nem eu conheco, as vezes do tempo dos meus avos... Houve uma palavra que eu nao conhecia e disse que ia perguntar a minha avo.... saiu-me... eles tiveram 5 minutos a rir, a gozar comigo!

Eles sao todos tao queridos, dizem que vão ter saudades minhas e convidam-me ate para casamentos...em Janeiro...vou ter mesmo de voltar. Vou deixar ca muitos amigos...eles sao tao atenciosos sempre. Ate me telefonam, só para saber se eu estou bem, ou se preciso de alguma coisa. Inacreditavel, o maximo, adoro-os!!




1 comentário:

Lídia disse...

Adorei o teu post... Nunca duvidei que fosses capaz. Bem... quanto à avaliação, já sabes!... é relativa. Bj grande de saudades e continuação de um óptimo trabalho.