Nirmala Institute of Education - Um estagio!

A meio de Agosto comecei a fazer um estagio num jardim de infancia numa escola de Educacao perto de minha casa. Inacreditável, se tivesse sido planeado, não podia correr tão bem... Chama-se Nirmala Institute of Education- Panjim - e para alem dos cursos de Educacao tem tambem uma creche e JI adjacente onde algumas alunas fazem o Estagio.

Desde que cheguei, falei com varias pessoas, para saber se podia fazer algum trabalho de voluntariado, ajudar criancas que precisassem, ou outra coisa qualquer. Mas em conversa surgiu esta oportunidade e fui falar com a directora da instituicao. Expliquei-lhe que estava a estudar para ser professora de 1 ciclo e que tinha todo o interesse de saber como funcionava uma escola na India...etc, etc...

E assim, depois de umas cartas formais e uns comprovativos de como era estudante, comecei a assistir as aulas e a acompanhar varias professoras nos seus projectos, durante as manhas que tinha livres. O maximo!

Há outras 6 estagiarias, que estao la comigo todos os dias, a preparar aulas, fazer relatorios, etc. Acabo por ajuda-las as vezes, e tenho feito a parte decorativa da escola (porque lhes disse que gostava de desenhar). Esta semana fiz um “lord Ganesh” gigante (porque o Festival de Ganesh celebra-se agora em Setembro) e estou ja a fazer um Pai Natal num treno para ficar para o Natal =)

Os miudos sao de religioes diferentes, por isso eles celebram todas as festividades da mesma maneira. Acho tao giro!

Ha tambem uma Irmas (uma freira), que esta a estagiar la com os miudos. Imaginem...usa tambem um saree branco. Todas as mulheres usam sarees, entao ate as fardas e os habitos sao sarees.

Os miudos sao um espectaculo, estava cheia de saudades de trabalhar com criancas. Acabo por so lhes poder ensinar jogos e cancoes, mas aprendo muito ao ver a maneira como os miudos sao bilingues e aprendem a escrever em Ingles. Muitos falam so konkani, hindi, marati ou portugues em casa e estao sempre a aprender novo vocabulario. E por isso, bastante diferente das escolas em Portugal.

Ha tambem diferencas na parte da oracao da manha, que para todos e um modo de vida, no respeito pelos professores (que sao muito mais distantes), tem sempre de dizer (yes teacher, no teacher, may I come in teacher? Thank you teacher...etc) e andar todos em fila indiana. Resumindo, parece uma escola portuguesa de alguns anos atras...acho eu. Mas ca, parece que faz sentido que seja assim. Realmente observando os miudos numa escola, percebem-se muitas coisas da maneira de ser de um povo. Toda a educacao comeca ali na escola e eles sao mesmo muito rigorosos.

Agora fico la, ate ao fim da minha estadia, e levei o meu cartao da ESE porque eles me vao passar um certificado em como estagiei numa escola em Goa.

Vou todos os dias a pé, que é o sonho da minha vida, poder ir a pe ou de bicicleta para o trabalho! Ja em barcelona ia de bicicleta, agora de mota...maravilha!! hehe Nao tenho saudades nenhumas da IC19!!

1 comentário:

Henrique Salles da Fonseca disse...

Gostei desta reportagem. Espero que aproveite para ir deixando alguns princípios de língua portuguesa.
Creio que o trenó vai ser de enorme utilidade ao Pai Natal, dada a profusão de neve. Achei graça às crianças andarem em fila indiana. Então em Goa haviam de andar em fila quê?
Abraço,
Henrique Salles da Fonseca - Lisboa