Dia da Independencia - Festa da Espiga

15 Agosto



I love India! Boas Festas! Foi a frase que ouvi hoje mil vezes. Hoje, para alem de ser o dia da Nossa Senhora da Assuncao, e tambem o dia da Independencia da India.

Por isso, acordei cedissimo e fui de motinha ter com uma amiga a uma aldeia - Cortalim - para celebrar!

Era uma festa catolica, por isso fui a missa (em konkani) e a procissao da Nossa Senhora, para celebrar a festa da espiga (a primeira colheita do ano, que e oferecida a Nossa Senhora).




Gostei muito muito muito, porque foi numa aldeia pequena, algures no meio da selva em Goa, e as pessoas, como sempre foram hospitaleiras, simpaticas e tratam-me como se fosse da familia.

Desta vez estive com a familia Miranda, todos falam portugues e contam-me historias fantasticas e interminaveis sobre a epoca da Goa Portuguesa. Apetece ficar todo o dia a ouvir. Moram numa casa da epoca colonial, enorme, com uma varanda a frente, onde passam a maior parte do tempo "susegados"..a beber o seu cha de masala calmamente! Uma qualidade de vida... do melhor, adoro!


A sala deles, muito tipica de ca. A fachada principal da casa, linda!


Depois ainda fui visitar as tias, os primos e avos da familia toda, que moravam em casas espalhadas pela aldeia. Inexplicavel! Amei! O mundo e tao pequeno, que ate chegamos a conclusao que o cunhado do Sr. Miranda, era amigo dos meus pais da TAP.


Com o Pai Miranda Com a Zenobia

Acabamos a tarde na praia de Utorda, a passear nos areais interminaveis e a ver os pescadores a trabalhar. O peixe frequinho comprado directamente do barco custa ali 20 rupias (40 centimos) o kilo. Claro que fomos para casa com dois sacos de peixe, para o jantar! =)



1 comentário:

Lídia disse...

As saudades são muitas... vou estar mais atenta às tuas novidades. Bjs